cooltext380103098727327.png
WhatsApp Image 2021-03-13 at 11.39.53.jpeg
WhatsApp Image 2021-03-13 at 11.39.55 (4).jpeg
WhatsApp Image 2021-03-13 at 11.39.57 (1).jpeg
WhatsApp Image 2021-03-13 at 11.39.56 (4).jpeg
WhatsApp Image 2021-03-13 at 11.39.52.jpeg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

APRESENTAÇÃO

 

 

   

A partir da chegada dos Freis Capuchinhos em 1977 para a Missão Na Paróquia Santa Teresinha de Lisieux, o Padre Durval Sechi, sentiu a necessidade de construir um pequeno barracão para acolher os missionários que vieram de Vacaria, Rio Grande do Sul. Com isso o Jardim Guaraituba ganhou a pequena uma pequena capelinha para atender os seus moradores. A partir desse fato as irmãs Passionistas vinham todos os finais de semana para dar catequese. A primeira capelinha de madeira foi erguida com a ajuda da comunidade e de alguns membros nomeados para a missão de arrecadar e organizar a construção da Capela, o Senhor Luiz Taverna foi o primeiro coordenador da comissão, que contava com a ajuda dos seguintes moradores: Tomaz, Conceição, Luiz Pacífico, Gaúcho, José Elias e Zezinho. A madeira foi doada pelo Senhor Durval Resende e serrada na serraria do Senhor Ezídio Ferrarini. O nome da Capela foi decidido em assembleia, e optou-se pelo nome de São Paulo da Cruz pelo fato de a assembleia ter sido marcada no dia dedicado ao Santo. A inauguração da Capela São Paulo da Cruz aconteceu no dia 24 de novembro de 1977 coincidindo com o término das missões.

No final de 1979 o Padre Durval Sechi nomeou a Irmã Cândida para coordenadora da comissão que deu início a construção da primeira Capela de alvenaria, mesmo contando com poucos recursos financeiros.

Nessa época começaram as primeiras pastorais, catequese, ministros e apostolado da oração.

 

Os anos passaram e a nossa comunidade cresceu muito, hoje temos uma capela nova, construída em .... contamos com 14 pastorais, que são:

  • Ação Social: coordenada pela Sônia que atende em média 15 famílias cadastradas, contando com muitas famílias cadastradas que doam mensalmente 5kg de alimentos para o preparo de cestas básicas para os mais necessitados.   
  • Acolhida: contando com 27 agentes de pastorais que atuam nas missas acolhendo as pessoas
  • Apostolado da Oração: coordenado pela Alexandrina contando com a participação de 15 membros consagrados com encontros todos os sábados às 8h na capela e uma missa mensal, na primeira sexta-feira do mês
  • Batismo: coordenado pelo Gilberto, contando com a participação de 4 agente de pastorais preparados para ministrar os encontros personalizados de batismo
  • Capelinhas: coordenado pela Dircélia, levando a presença de nossa Mãe Maria através das capelinhas nas casas das famílias da nossa comunidade.
  • Catequese: coordenada pela Salete, contando com 33 catequistas e 300 catequizandos, entre primeira eucaristia e crisma.
  • Coroinhas: coordenada pela Vanda, contando com .... acólitos e .... coroinhas
  • Dízimo: Coordenado pela Ana Gracila, contando com 22 participantes efetivos
  • Grupo de Reflexão: coordenado pela Dircélia, levando a palavra de Deus as famílias em encontros participativos nas casas, contando com uma celebração da Palavra ou Missa por mês em cada Grupo.
  • Pastoral da Pessoa Idosa, coordenada pela Noeli, contando com a participação de ....
  • Gp. de Jovens, coordenado pela Ana Paula, contando com a participação em média de 40 jovens por encontro, com um grupo de 15 participantes que ajudam na preparação dos encontros
  • Liturgia, coordenado pela Maria, contando com a participação de todas as pastorais na preparação das Missas e comemorações como semana da família, Semana Santa entre outras.
  • MESC's, coordenado pelo Sérgio, contando com a participação de 21 ministros da Extraordinários da sagrada Comunhão.
  • RCC, coordenada pelo José Roberto, contando com a participação em média de 30 a 40 pessoas por encontro e 14 pessoas que ajudam na organização dos encontros.

 

 

 

 

WhatsApp Image 2021-03-13 at 11.39.55.jpeg